Disfunção Erétil

A disfunção erétil é a incapacidade persistente de obter ou manter uma rigidez peniana suficiente para o ato sexual. Por ser extremamente comum, trata-se da disfunção sexual mais estudada em homens. É uma condição complexa e está associada a várias outras doenças, incluindo fatores psicológicos, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, síndrome metabólica e tabagismo, além do próprio processo de envelhecimento natural. Estima-se que em torno de 45% dos homens entre 40 e 70 anos apresentam algum grau de disfunção erétil.

A medicina evoluiu bastante nas opções de tratamento para essa condição clinica tão frequente. É importante que os pacientes com problemas de ereção sejam acolhidos e acompanhados por um profissional com experiência e que esteja familiarizado com as diferentes modalidades de tratamento.

– Psicogênica: fatores psicológicos, como ansiedade ou depressão, podem levar a problemas de ereção

– Alteração nos vasos sanguíneos do pênis (disfunção erétil vasculogênica)

– Alteração nos nervos do pênis (disfunção neurogênica)

– Medicamentos: algumas medicações utilizadas para outras doenças podem contribuir para uma piora da ereção

– Fatores hormonais: o equilíbrio de alguns hormônios, como a testosterona, é importante para uma ereção satisfatória
– Medicamentos orais (sildenafila, tadalafila)

– Injeções penianas (intracavernosas)

– Terapia com ondas de choque de baixa intensidade

– Próteses penianas (maleáveis e infláveis)

Profissional da área

WhatsApp-Image-2023-10-16-at-09.19.39
Dr. Bruno Linhares é andrologista dedicado ao acompanhamento de pacientes com dificuldade de manter uma ereção satisfatória, com experiência nas diferentes modalidades de tratamento dessa condição.

– Fez doutorado na UFC pesquisando novas opções de medicamentos para disfunção erétil.

– Participa de congressos específicos do tema, inclusive como palestrante em eventos nacionais e internacionais.

– Atualmente atua como pesquisador e professor convidado da disciplina de urologia da Faculdade de Medicina da UFC, ministrando aula sobre disfunção erétil e outras disfunções sexuais.