Sarcopenia

O que é sarcopenia?

Sarcopenia é uma condição bastante comum, especialmente na população geriátrica, que ocorre quando há perda da massa muscular associada à redução da força e do desempenho.

A sarcopenia tem sido cada vez mais descrita e pode associar-se a inúmeros prejuízos à saúde e redução da qualidade de vida.

Algumas alterações hormonais ou metabólicas, deficiências nutricionais, inflamação crônica, sedentarismo, doenças oncológicas podem levar à essa condição.

É importante estar atento e rastrear a presença de sarcopenia, em especial naqueles pacientes com maior risco.

O que é sarcopenia?

A massa e a força muscular costumam variar ao longo da vida, aumentando na adolescência até a idade adulta jovem, seguida por uma redução progressiva com o envelhecimento. A partir dos 50 anos, há uma perda ao ano de cerca de 1-2% da massa muscular em membros inferiores associada à diminuição de 1-1,5% da força muscular.

A massa muscular magra, que em adultos jovens era de aproximadamente 50% da massa corporal, se reduz para cerca de 25% aos 75 a 80 anos de idade.

A deterioração progressiva da quantidade e da qualidade no músculo leva uma série de alterações, como redução da força, movimentos mais lentos, maior risco de quedas e fraturas.

Embora fatores genéticos possam contribuir para a redução e enfraquecimento muscular, intervenções que incluem uma dieta adequada (com um aporte protéico de no mínimo 1g/kg/dia) e a prática regular de exercícios físicos podem reverter ou retardar esse processo!

Comece hoje a cuidar da sua poupança de músculos!