Dislipidemia

O que é colesterol?

O colesterol nada mais é que um composto químico essencial à vida, utilizado para a síntese de alguns hormônios e das membranas das células. A maior parte do colesterol do nosso corpo é sintetizado pelo fígado e o restante adquirido através dos alimentos. Existem diferentes tipos de colesterol, como o HDL (“o colesterol bom”) e o LDL (“colesterol ruim”). O LDL, quando em excesso, se acumula nas paredes das artérias formando placas de gordura, o que poderá prejudicar a passagem do sangue. Por outro lado, o HDL faz “uma limpeza”, retirando o excesso de colesterol do sangue, devolvendo ao fígado, de onde será eliminado do organismo. Na maioria das vezes, o excesso de colesterol é decorrente de fatores genéticos e em cerca de 30% dos casos, esse excesso vem da alimentação, rica em açúcares e gorduras. Alimentos como frituras, carnes vermelhas, bacon, pele de aves, creme de leite, bolos, salsichas e nata contribuem para a elevação dos níveis de colesterol.

Quando em altas concentrações, o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias e levar à formação de placas, conhecidas como placas de ateromas. A longo prazo, essas placas podem levar a obstruções nas artérias, desencadeando as doenças cardiovasculares, como o temido infarto do coração e o AVC! Fatores genéticos e doenças como diabetes podem contribuir para o aumento do colesterol. Como na maioria das vezes a elevação dos níveis de colesterol não causa sintomas, a realização de exames laboratoriais periódicos, sob supervisão médica, é importante, pois permite reconhecer essa condição, possibilitando seu tratamento adequado.
Quando os níveis de colesterol do sangue estão elevados, a implantação de hábitos mais saudáveis de vida, através de uma dieta mais equilibrada e da prática regular de exercícios físicos são recomendados. Entretanto, muitas vezes será também necessário o uso de medicação.