Muitos pacientes não apresentam uma resposta adequada aos medicamentos orais para disfunção erétil, como tadalafila e sildenafila.
Para que os medicamentos orais funcionem, é necessária uma mínima integridade dos nervos do pênis. Em situações em que esses nervos estão comprometidos, como diabetes descompensado de longa data e eventualmente após cirurgias para câncer de próstata, os comprimidos para disfunção erétil podem não funcionar adequadamente. Uma boa opção para esses pacientes são as injeções penianas, capazes de induzir rigidez do pênis.
As injeções penianas são medicamentos aplicados no corpo cavernoso. Esse procedimento é praticamente indolor, já que é realizado com agulha extremamente fina.
Alguns pacientes não podem fazer uso das medicações orais, devido, por exemplo, a alguma contraindicação cardiológica. Outros não toleram os comprimidos, pois apresentam efeitos adversos importantes. Nessas duas situações, as injeções intracavernosas representam uma boa alternativa de tratamento.
O Teste de Ereção Fármaco-induzida (TEFI) é um procedimento realizado no consultório em que o andrologista aplica doses cada vez maiores de medicação intracavernosa, até alcançar uma rigidez peniana satisfatória (titulação de dose).
O Teste de Ereção Fármaco-induzida (TEFI) é bastante importante, pois é quando o paciente tem o primeiro contato com as injeções. Na ocasião, o especialista explica de maneira detalhada o passo a passo do procedimento, diminuindo a possibilidade de falhas e complicações. O TEFI consiste também em um programa de treinamento para que o paciente se sinta seguro e confortável para fazer uso dessa modalidade de tratamento antes de suas relações sexuais.
As injeções intracavernosas são bastante eficazes e seguras, mas é fundamental um acompanhamento por um especialista familiarizado com esse tipo de tratamento. As orientações e o treinamento com o andrologista são imprescindíveis para o sucesso da terapia e para evitar complicações.
Exemplo de situações em que as injeções penianas podem ser necessárias:
- Resposta insatisfatória aos medicamentos orais (sildenafila, tadalafila)
- Disfunção erétil grave
- Diabetes descompensado
- Após cirurgia para câncer de próstata (prostatectomia radical)
- Contraindicação ao uso dos medicamentos orais (sildenafila, tadalafila)
- Intolerância aos medicamentos orais (sildenafila, tadalafila), por efeitos adversos importantes
Na Salud – Medicina e Saúde, dispomos de estrutura adequada e profissionais capacitados para realização do teste de ereção de forma segura e individualizada!
Nos chame no WhatsApp e fale conosco!
Sua saúde é nossa prioridade
Clínica Salud 2023 © Todos os direitos reservados.